O SharePoint capacita o trabalho em equipe com sites de equipe produtivos e dinâmicos para cada equipe de projeto, departamento e divisão. Compartilhe arquivos, dados, notícias e recursos. Personalize o site para simplificar o trabalho da equipe. Colabore de forma fácil e segura com membros da equipe dentro e fora da organização, em PCs, Macs e dispositivos móveis.


Para que você possa criar um SharePoint para sua organização e departamento, veja os passo abaixo:


1 - Acesse office.com e entre com suas credenciais de acesso do Office 365 da sua empresa.


Após acessar, você terá oportunidade de escolher um dos serviços/produtos da Microsoft. Para esse documento iremos utilizar o SharePoint, recurso responsável por criar sites e bibliotecas de documentos dentro da organização. Posteriormente essa biblioteca de documentos criada será utilizada para sincronização com o computador via OneDrive. Veremos isso mais adiante nos próximos passos..


2 - Escolha o serviço SharePoint na coluna esquerda e será direcionado para página de SharePoints da sua conta Office 365 empresas.


3 - Escolha em Criar Site no canto superior esquerdo

4 - Clique em site de equipe, e dê um nome e uma descrição para o site/biblioteca de documentos.


É recomendando que o site/biblioteca de documentos que está sendo criada tenha o nome do fim ou departamento que terá acesso. Por exemplo. Caso seja um diretório apenas para o departamento de Faturamento da empresa, é interessante que o nome seja "Faturamento" ou "Faturamento - NomeDaSuaEmpresa".


Veja abaixo um exemplo de preenchimento:

4 - Após avançar, será solicitado para informar quem pode administrar o Site/Biblioteca de documentos do SharePoint e os membros que deverão ter acesso.

Obs.: Os administradores, não necessariamente são membros, então, caso um administrador precise ter acesso aos documentos, é importante que ele também seja incluído como membro.


Pronto! Agora você tem um site no SharePoint que poderá lhe ajudar a postar comunicados e manter um portal de informações para seu departamento.


O uso do Portal e compartilhamento de arquivos, pode ser utilizado por todos os membros da organização, sendo criados portais de compartilhamento de documentos para grupos menores e segmentados também.  Uma verdadeira INTRANET.


Comece com seu departamento e depois veja a necessidade de criar áreas comuns a todas a empresa, como um portal do RH que os funcionários possam solicitar alterações e coletar informações importantes como feriados e etc.


Para saber mais sobre o SharePoint e seus recursos, viste a pagina official: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/sharepoint/collaboration


Obs.: Caso você deseje configurar que os documentos do SharePoint sejam sincronizados com sua conta do Office 365 através do OneDrive, favor clicar aqui para ver o procedimento.